Eu chego lá

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Vamos lá....
Bom, quem já operou sabe que é quando a gente chega em casa, toda feliz radiante, é que descobre que está cheia de duvidas; como já disse antes eu conhecia apenas 1 pessoa que já tinha operado, e tinha ouvido muita coisa nas salas de espera dos consultórios, como tudo acabou acontecendo muuito rápido, apesar da longa espera, eu nem tive chance de passar com a Nutricionista, por isso, eu tinha as recomendações dos cirurgiões quanto a alimentação do primeiro mês, mas nada de concreto.
Bem... cheguei em casa com fome !? Uma semana sem por nada na boca, imaginem... na verdade, sendo sincera, fome eu não tinha, era mesmo vontade de comer.
Eu sabia que só podia ingerir líquidos, então minha mãe cozinhou carne e tomei o caldo, quase tive um treco, é que ficou muito forte, como eu estava em jejum, só com soro naqueles últimos dias aquilo caiu como uma bomba, me deu suador, me deu frio, de tudo um pouco, ainda bem que existem anjos, e aquele meu único amigo operado me fez uma visita, ai pude tirar minhas duvidas, minha mãe passou a fazer sopa com tudo o que tinha direito mas eu só tomava o caldo, tomei muito Gatorade e muita agua de coco, adorava gelatina, pois a consistência dela dava uma sensação de estar comendo algo mais sólido, eu não tive liberação para tomar leite, iogurte, essas coisas, por causa do meu "querido" intestino torcido. E até hoje o leite integral me causa muito enjoo.
Eu em momento algum nesses primeiros 30 dias coloquei algo de sólido na boca, morria de medo de acontecer alguma coisa, enquanto estava internada, foi uma paciente lá na emergência que comeu sopa com frango batido no liquidificador, tinha fiapos de frango saindo pela cirurgia, verdade !!!! Sei de muitos casos de gente que comeu e estourou a cirurgia, pelo amor de Deus NÃO comam! Esses 30 dias passam e vc terá o resto da vida pra comer.
Bom, a questão da alimentação estava solucionada, o meu problema foram os drenos. Sai do hospital com dois, um grande (da mangueira mais grossa) ê um menorzinho, uma mangueira fininha ligado a uma bolsinha transparente, esse menor quase não sai nada, era uma aguinha de sangue, então na minha primeira consulta o Drº cortou a mangueirinha quase rente com o corpo, mas ele ficou lá, drenando, eu só usava uma bandagem, pois o liquido era pouco, pois bem, foi esse pequenino que me causou um problemão. Eu não conseguia dormir de barriga pra cima ( no hospital dormia sentada) de jeito nenhum, então, com muito cuidado eu deitava de lado e apoiava a barriga em cima de uma almofada. Pois bem, em uma noite, eu tinha ido dormir e deitei justamente do lado do tal dreninho, a mangueirinha eu prendia na barriga com esparadrapo, vcs nem imaginem, não é que ele se soltou e entrou pra dentro da barriga? Isso mesmo, senti uma dorzinha, tirei a bandagem o curativo e cade o dreno?? só tinha o furo ali, nossa nem preciso falar o meu susto ?Bom, mas mesmo assim com muita calma eu fui apertando a barriga até aparecer a ponta do dreno, peguei puxei pra fora e minha mãe tratou de prender o talzinho na minha barriga com tudo o que foi esparadrapo, linha, tudo. Aí doeu, como doeu, eu não podia nem me mexer, no outro dia fui chorando para o HC e lá rápido o médico tiro ele, na verdade a dor era causada mesmo pelo machucado que fez de ele ter entrado e saído. É cada coisa... O outro dreno, lindo... que saia uma agua verde escura, esse fiquei 1 mes com ele, é comum isso, mas tem gente que tira antes, isso varia conforme a quantidade de liquido drenado. Só é ruim porque as vezes vc quer sair e tem que ficar levando aquele pote ( no meu caso era um pote) pra todo lugar, era como um cachorrinho na coleira.
Outra coisa que me aconteceu nesses 30 dias foi o meu primeiro dumping. Eu estava tomando todos aqueles remédios pós cirurgia, e tinha um gosto horrível na boca, achava tudo ruim, fiquei preocupada com meu paladar, pensando: será que tudo o que eu comer daqui pra frente vai ter esse gosto ruim? será que perdi o paladar? Aí, pra tirar a duvida, a esperta aqui resolveu tomar groselha, detalhe: PURA, não foi muito, só um pouquinho, mas o efeito.... nooossa. Que dumping, só quem tem é que sabe.

Leia mais sobre dumping em:
http://www.exgordo.com.br/noticias/dumping.htm

Bom, essa, que eu me lembre foi a única "arte" que aprontei nesses primeiros 30 dias, depois tive a liberação para os alimentos sólidos, comecei com um pure de batata, depois fui acrescentando arroz, caldo de feijão, etc.

Agoara que chegamos a esse ponto, a partir daqui, pretendo falar sobre temas mais especificos, um deles, talvez seja o primeiro, será justamente sobre alimentação pós cirurgica. Vou me organizar e fazer uma lista, ok.
Não deixem de comentar.
Bjuuus

Nenhum comentário: