Eu chego lá

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Medo de engordar.

É muuito comum o medo de voltar a engordar. Também, quem não teria, depois de anos de sofrimento pela obesidade e mais alguns na luta pela cirurgia, imagina engordar de novo.

Mas isso acontece sim. A gente acaba sabendo de alguns casos, quando eu estava na fila da cirurgia, ouvi absurdos, me contaram uma vez que tinha uma pessoa que batia bombons com Coca-cola no liquidificador e bebia, outros engordavam tomando Milk Shake, tem gente que se entope de Leite Condensado, essas coisas... Tem muita coisa calórica que engorda e até desce bem, ahh e nem todo mundo tem Dumping assim fácil, eu mesma posso comer uma caixa de bombom que não sinto nada.

Tenho uma amiga, Cristina, que operou na mesma época que eu, que logo quando operou comia muita sopa (eu também como) ai começou a engordar e não sabia o porque e isso foi logo no primeiro ano de cirurgia, ai ela passou com a Nutricionista e essa explicou, que não é porque a sopa e liquida que não vai engordar, afinal tem aquelas "super" sopas, que levam feijão, batata, cenoura, essas coisas, quer mais calórica do que sopa de ervilha ou mandioca. Cuidado em meninas, no inverno quem resiste a uma sopinha??
Outra coisa, muita gente diz que após alguns anos de cirurgia, a pessoa passa a comer mais, que o estômago aumenta de novo. Olha, eu tenho quase 7 anos de operada e é como se eu tivesse operado ontem, continuo entalando muito, se como uma garfada a mais do que cabe, não adianta, vai pra fora mesmo, passo super mau, o segredo pra eu comer bem é o seguinte: tenho que comer com calma, mastigar bem, em um ambiente tranquilo, sem muito barulho.
Comida muita seca também nem adianta, ai que saudades de uma Farofinha...
Muita gente que como eu passa mau comendo comida comum, como arroz e feijão, tende a abusar das "tranqueiras" essas coisas fáceis de comer; eu tive minha fase de salgadinhos, nossa, vivia de salgadinhos, amendoins, pipoca (minhas paixões) biscoito, bolachas, chocolate, ai já viu, no inicio parei de emagrecer, depois, naquela fase de bebida alcoólica, (bebida alcoólica engorda meesmo viu!)engordei, ai bate a tristeza, o medo, e para alguns esse é o motivo de beber ainda mais. Eu, como já contei..me casei, e tudo mudou, engordei mais um pouco sim, como todas as pessoas que casam !? cheguei aos 86kg, mas dessa vez estava comendo melhor, pois meu marido não gosta das "tranqueiras". Aí veio a gravidez, no inicio deu um medão de engordar muito e depois não voltar, mas decidi que acima de tudo ia ter uma gravidez saudável, e tive, cheguei aos horríveis 103 kg e como é ruim voltar a pesar mais que 100, mas depois do parto, em 15 dias emagreci 15kg e hoje estou novamente com 75kg, ou seja, meu melhor peso, eu já consegui chegar nos 72kg, mas nessa fase eu tive anemia, estava mau. Pra mim, 75kg não é o peso ideal, que seria 60kg, mas eu emagreci mais do que a média, que é 40% do peso, então está ótimo. Vai aqui uma dica: NÃO tenham medo da gravidez !
Em contrapartida aos que engordam depois da cirurgia, tem aqueles caso extremos de anorexia ou Bulimia, depois da cirurgia o medo é tanto de engordar que acontece esses casos, mais um motivo pra não abandonar a terapia, ou voltar a fazer terapia assim que notar uma falta de controle, na minha opinião, pra nós operados é muito fácil, na Bulimia, a gente come e depois vomita, simples, eu mesma consigo por tudo pra fora sem nem por o dedo na garganta, verdade, é nojento, mas é verdade, costume, quando passando mau, não penso duas vezes, não consigo ficar sofrendo ali entalada, resolvo logo, mas SÓ quando estou entalada, nunca fiz isso pra comer mais, coisa que já vi gente fazendo, mesmo porque, depois que ponho a comida pra fora, não consigo comer mais nada. Anorexia também é fácil, fazer jejum pra mim, é moleza, uma pedra de gelo mata minha fome, mas eu não fico sem comer, na maior parte do tempo eu me obrigo a comer alguma coisa, fico dias sem comer comida, ai, pra não cair na tentação das "tranqueiras" eu como coisas fáceis, mas que fazem bem, como queijos, frutas, como muito feijão, essas coisas, agora com filho pequeno, não posso me dar ao luxo de ficar doente.
Bom, não sou especialista em transtorno alimentar, mas acho que esse post já serviu pra alertar um pouquinho. O segredo de tudo na vida é o equilíbrio, nem relaxar e engordar nem ficar com medo e ficar doente, certo? Dá pra viver maravilhosamente bem, comendo bem e saudável.
Bjuuussss.
E se eu não voltar amanhã, tenham um ótimo fim de semana.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal este post!! Adoro vir aqui, pois sei que sempre terá uma super dica para quem está começando a caminhada! Bjks!

Anônimo disse...

Oieeeeeeeee
Pati, (olha a intimidade rrssss) amei teu blog, lí ele todinho hoje pela manhã :)

Eu tb já cheguei aos 143 kg, operei com 129 e tenho um m~es de operada. É bom encontrar colegas de "peso" pq a maioria opera com noventa e poucos quilos :) de peso semelhante ao nosso. me identifiquei muito com vc, tb tive frustrações antes da cirurgia, uma quase cirurgia que tb não deu pra encarar, uma endócrino bruxa malvada hahahah e tb operei menstruada. só falta seu filho se chamar Matheus tb hehehehehe Vou colocar teu blog em meus favoritos e foi ótimo saber que com sete anos de operada, vc consegue comer pouquíssimo como no início e que chegou aos 75 kg, o que tb quero pra mim. E que venceu o excesso de peso da gravidez. Parabéns por sua história de sucesso !
bjosssssssssss
Anita
http://fofada.zip.net

Ingrith disse...

Eu nem terminei de emagrecer e já tô preocupada em engordar... é muito foda isso!

Sharah Lopees disse...

OLA TUDO BEM TENHO 1 ANO E MEIO DE OPERADA E TO MORRENDO DE MEDO DE ENGORDAR DE NOVO ..EU COMO CHOCOLATES AS VEZES E TODO DIA COMO ARROZ FEIJAO E BATATA AMASSADA OU PURE DE MANDIOCA OU PURE DE BATATA AFFF TO COM MEDO ,MAIS EU NAO BELISCO ,TOMO CAFER DA MANHA AI ALMOÇO E TOMO CAFE A TARDE E JANTO A NOITE CORRO ESTE RISCO

Sharah Lopees disse...

me manda seu email por favor bjao
o meu é sarallops@gmail.com

Cris disse...

Fiz cirurgia bariatrica video laparoscópica em 21/01/2010,qdo pesava 125kg.Não fiz acompanhamento e nem suplementação.Atingi 80kg.Porém nos últimos 5 meses,engordei 12 kilos e estou apavorada.Queria ter emagrecido 60 kilos,porém só emagreci 45,e após isso voltei a ganhar 12 kilos e estou acabada!Não vou nunca ser feliz gorda!Preciso conseguir emagrecer,acho que prefiro morrer a voltar ser o que eu era!Meu Deus,como estou triste!
A ansiedade me domina,e perdi o controle da situação!O que faço?não paro de engordar?Quanto custa em média a técnica que repregueia o estomago?planos de saúde cobrem essa técnica?tenho uma grande baixa do ferro anemia de 6.0,posso me submeter á alguma cirurgia?se puderem me ajudar!SOCORROOOOOO!!
crissocris@yahoo.com.br

gudulas braus disse...

ola eu fiquei anos com 70 kilos, agopra to com 8o to em depressao e nao seo o que fazer pára parar de engordar a cerveja engorda? ai meu deus naoi quero emngordar de novo

Andreia Vieira disse...

ola amigas tbem ja passei por esta experiencia de ser gordinha um dia, hoje estou com um ano de cirugia bariatrica e com 42 kg a menos e tbem muito feliz quem tem esta vontade de operar nao desista se for pra vc ser feliz vale apena........

Unknown disse...

Olá pessoal amigas de jornada. Eu estou muito triste comigo mesma. Após 3anos de operada engordei 4k está sendo um transtorno em minha vida. Não quero passar pela obesidade novamente e angustiante. Eu nao mim alimento bem e belisco o dia todo como muito pão. Porcarias. Não sou fã de doces e chocolates passo mal. Por favor amigas mim ajudem!!

Rita Michvez disse...

Olá colegas!
Fiz a cirurgia a 7 meses,me sinto bem e feliz! emagreci 40 kilos até agora e tenho muito medo de voltar a engordar, acredito que os acompanhamentos com psicóloga e nutricionista além das atividades físicas podem ajudar!!
Abraços a todas!